VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 EM PACIENTES COM CÂNCER
Como mastologista, sou questionado diariamente pelas minhas pacientes que tiveram ou que atualmente estão tratando um câncer de mama pela seguinte pergunta:
Doutor, devo fazer a vacina?
A vacinação em pacientes oncológicos sempre foi um assunto de extrema importância. Devido a pandemia por Covid-19, a relevância deste tema se torna mais evidente e as dúvidas, cada vez mais frequentes.
Segundo estudo recente realizado por médicos brasileiros e publicado na renomada revista Journal of Clinical Oncology ( JCO), pessoas com câncer têm taxa de mortalidade por Covid-19 muito superior à população geral. Neste estudo, pacientes oncológicos com Covid-19 têm taxa de mortalidade de 16,7%, seis vezes maior que o índice global, de 2,4%. A pesquisa fortalece o argumento de que as pessoas com câncer sejam prioritárias na vacinação.
Dentro do grupo de pacientes com câncer, fatores aumentaram o risco de um mau prognóstico: pacientes idosos tinham maior chance de mortalidade por Covid-19, assim como aqueles com outras comorbidades e histórico de tabagismo. O pior prognóstico está relacionado à fase da doença em que o paciente se encontra, com maior risco para quem tem câncer ativo, progressivo ou metastático.
Apesar de pacientes com câncer não terem sido incluídos nos estudos clínicos das vacinas aprovadas contra a COVID-19, dados relacionados a outras infecções indicam que os imunizantes são eficazes mesmo nesta população, sendo que os riscos de não se vacinar são muito maiores.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia,pessoas com câncer de mama e outros tipos de câncer devem ser incluídas no grupo de risco à covid-19 para vacinação priorizada. Caso uma paciente realizando quimioterapia contraia a covid-19, essa paciente tem o seu tratamento prejudicado e uma taxa de mortalidade muito elevada.