A exposição "Fazendo arte, produzindo vida!", que abriu nesta segunda-feira à noite no Clube Juvenil, em Caxias do Sul, apresenta o projeto Artistas dos Pincéis. Criado pela psicanalista Isabel Massena Pimentel Bissi, demonstra a importância da arte paralelamente ao tratamento médico do câncer.
O projeto foi criado especialmente para o Outubro Rosa 2015 e tem a participação de 18 mulheres que passaram ou estão passando pelo tratamento do câncer de mama. Está sendo desenvolvido desde março deste ano, em oficinas semanais assessoradas pelo acadêmico de artes Sérgio Luiz Maciel Filho, artista plástica e oncologista Ivana Carraro e artista plástica Erony Moreira Ness.
Para a oncologista Ivana, a ideia é humanizar o tratamento e desmistificar o câncer, demonstrando para as pacientes outras possibilidades de vida.
— O uso da arte concomitante ao tratamento médico oncológico permite ao paciente, por meio de seu ato criativo, dar outro destino ao que muitas vezes a palavra é insuficiente — enfatiza a psicanalista Isabel.
A proposta integra os demais projetos de arte das Oficinas Terapêuticas da Clínica de Atendimento Psicanalítico/Psiquiátrico e Estudos (Cappes).
As telas estiveram expostas no evento beneficente desta segunda, que também contou com a participação do Frei Jaime Bettega, que falou sobre a espiritualidade e a arte de viver. O ingresso custa R$ 50 e o valor arrecadado será destinado ao Banco de Perucas do Hospital Geral e ao projeto da Cappes, Artistas dos Pinceis.
A realização e promoção é do Centro Gaúcho do Câncer (Cecan), Cappes e vários parceiros da comunidade.