O oncologista é o médico especialista em diagnosticar, tratar e prevenir tumores e cânceres. O profissional se ocupa da abordagem geral, do cuidado do paciente e especificamente da prescrição de tratamentos sistêmicos como quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica. Em grego, “onkos” (onco) que significa massa, volume, tumor. Portanto, a Oncologia, também chamada de Cancerologia, é uma especialidade da medicina que estuda as neoplasias (tumores), sejam elas benignas ou malignas.
A Oncologia se tornou uma ciência complexa, multidisciplinar. O oncologista conta com a colaboração de outras especialidades médicas como Patologia, Radiologia, Cirurgia, Pediatria, Psiquiatria, Enfermagem, Psico-oncologia, Fisioterapia, Nutrição, entre vários outros profissionais.
Brasil
Para o ano de 217, estimativas apontam a ocorrência de aproximadamente 420.310 mil casos novos de câncer no País. Contando com os casos de câncer da pele não melanoma, o mais frequente no Brasil, o total sobe para aproximadamente 596.070 casos novos, esses atingindo mulheres em 49% (205.960) e homens em 51% (214.350).
Com informações do instituto oncologia.