Notícias

Cuidado com o Sol


Enviado em: 2020-12-12 16:34:53


No próximo dia 21, começa o verão, época de calor mais intenso e temperaturas elevadas. Por isso, a Fundação do Câncer está incentivando que a prevenção ao câncer de pele se torne uma rotina na vida das pessoas. “Ou seja, deixa de ser uma coisa eventual e passa a ser um hábito”.

A campanha destaca a importância de se evitar ao máximo a exposição aos raios ultravioletas intensos, que ocorrem entre 10h e 16h; usar sempre protetor solar nas áreas expostas, independentemente de ir à praia. “Outra coisa é que, se você vai se expor ao sol, procure usar também protetores físicos, como boné, chapéu, roupas de proteção UV, óculos escuros, sombrinha, guarda-sol, e ficar o máximo de tempo na sombra.”

Segundo Luiz Augusto Maltoni, são recomendações mais corriqueiras que não têm nada de difícil, mas precisam se tornar um hábito. O oncologista chamou a atenção para o fato de que ninguém faz um câncer de pele da noite para o dia. "O que faz a célula se alterar, modificar pela irradiação ultravioleta, é a exposição continuada e por longo tempo. Tem uma relação direta o tempo de exposição solar”, explicou.

Jovens que nas décadas de 70 e 80 se expunham diariamente ao sol em horários de elevada irradiação solar têm mais probabilidade de desenvolver um câncer de pele do que as gerações atuais, que dispõem de protetores solares, o que não existia anteriormente. “Não se tinha noção do que aquilo fazia mal”, comentou Maltoni. Além de a exposição ao sol predispor ao câncer de pele, contribui para o envelhecimento mais rápido da pele de quem não se cuidou.

Fonte Agencia Brasil

 
 

Voltar

 
 Unimed 
 IPAM 
 Ipe 
 Cabergs 
 Circulo 
 SSI 
 Bradesco 
 
 
CECAN - Centro Gaúcho de tratamento do Câncer
Rua Pinheiro Machado, 2569 Bairro São Pelegrino
Caxias do Sul - RS - CEP 95020-170
 
 
54 3223-6107
 
54 3221-1060
     
Cadastre seu e-mail para receber novidades!


 
 
 
 

E-mail cadastrado com sucesso!


Obrigado pelo contato ,

Agora você irá receber periódicamente e-mails com novidades de tratamentos, dicas e eventos!


Ir para página de notícias
 
 

Erro ao cadastrar e-mail!


Por favor, tente novamente com a certeza de que os dados foram cadastrados corretamente.


Voltar