Notícias

Campanha Setembro Dourado alerta para o Diagnóstico do Câncer Infantojuvenil


Enviado em: 2017-09-09 17:32:43


O câncer já representa a primeira causa de mortalidade por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 18 anos no Brasil. Segundo os dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), no país anualmente, são mais de 10 mil casos novos de câncer registrados nessa faixa etária, sendo em torno de 150 só no Rio Grande do Norte. Frente a essa realidade, a Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), o Hospital Infantil Varela Santiago e a Liga Norte Riograndense contra o Câncer, contando com o apoio da Prefeitura do Natal, realizam durante o próximo mês a Campanha Setembro Dourado, visando conscientizar a sociedade quanto à importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

Neste ano, as ações começam no dia 27/08, às 9h, com reunião da Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente na Câmara Municipal de Natal, presidida pela vereadora Júlia Arruda (PSB), autora da Lei Nº 6.540, que instituiu no Calendário Oficial de Eventos do Município do Natal o “Setembro Dourado”. No dia 01/09, às 9h, vai acontecer um Ato Solene com o lançamento oficial da Campanha pelo Prefeito Carlos Eduardo Alves, no salão nobre da Prefeitura do Natal. No decorrer do mês acontecerão cinco ações nas quatro regiões administrativas da capital potiguar, das 8 às 15h, dia 04/09 - Felipe Camarão, 11/09 - Cidade Satélite, 15/09 – Pompéia, 22/09 – Rocas e dia 25/09 - Vale Dourado, com atividades educativas, de cidadania e de lazer. Também no dia 18/09 - Dia Nacional de conscientização e incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma (câncer no olho) - haverá panfletagem e distribuição de adesivos nos shoppings Midway Mall, Natal Shopping, Partage Norte Shopping e Praia Shopping. O encerramento da Campanha será no domingo 27/09 com ações recreativas e de mobilização sobre o “Diagnóstico Precoce”, das 9 às 18h, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.

Durante a campanha, serão distribuídos 300 mil panfletos, 10 mil cartazes, 10 mil adesivos de carro e 1000 adesivos de vitrine. Monumentos como a Ponte Newton Navarro, o Viaduto da Prudente de Morais, a Ponte de Igapó, o Pórtico dos Reis Magos e o Palácio Felipe Camarão serão iluminados na cor amarela e seis laços dourados serão distribuídos nos principais corredores da cidade, tudo para chamar a atenção da população para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

O objetivo principal da campanha é conscientizar quanto a existência do câncer entre crianças e adolescentes. As ações educativas e preventivas visam divulgar os principais sinais e sintomas da doença ao maior número de pessoas, visto que dentre os casos diagnosticados, muitos são encaminhados aos centros de tratamento com a doença já em estágio avançado.

Para o câncer infantojuvenil não há uma causa específica em que se possa atuar prevenindo. Os tipos mais frequentes de câncer na infância são: a leucemia (câncer da medula óssea), os tumores de sistema nervoso central e os linfomas (tumores do sistema linfático), mas, existem outros tipos de câncer nessa faixa etária. Atualmente a ciência ainda não identificou fatores de risco para o câncer infantojuvenil. Por não existirem exames diagnósticos de triagem (como medida preventiva), os sinais e sintomas são essencialmente importantes para o diagnóstico precoce. Assim sendo, pais, avós, cuidadores, professores, médicos, dentistas e todos que assistem às crianças, devem estar atentos a esses sinais e sintomas.

Principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil Sinais e sintomas como dor nos ossos, febre persistente sem causa aparente, manchas roxas pelo corpo, dor de cabeça persistente por dias, emagrecimento repentino, sangramentos anormais, nódulos em ossos ou no músculo, aumento de gânglios (ínguas) que ficam endurecidos, mancha branca no olho, são alguns dos sintomas de alerta que podem sugerir um câncer na criança ou no adolescente e que indicam a necessidade de um exame por um especialista. O diagnóstico precoce é a principal arma para esta patologia, visto que quando um caso de câncer infantil é diagnosticado precocemente as chances de cura ficam em torno de 70%.

Fonte: Coniacc


 
 

Voltar

 
 Unimed 
 IPAM 
 Ipe 
 Cabergs 
 Circulo 
 SSI 
 Bradesco 
 
 
CECAN - Centro Gaúcho de tratamento do Câncer
Rua Pinheiro Machado, 2569 Bairro São Pelegrino
Caxias do Sul - RS - CEP 95020-170
 
 
54 3223-6107
 
54 3221-1060
     
Cadastre seu e-mail para receber novidades!


 
 
 
 

E-mail cadastrado com sucesso!


Obrigado pelo contato ,

Agora você irá receber periódicamente e-mails com novidades de tratamentos, dicas e eventos!


Ir para página de notícias
 
 

Erro ao cadastrar e-mail!


Por favor, tente novamente com a certeza de que os dados foram cadastrados corretamente.


Voltar