O Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer (04/08), assim como o Dia Nacional da Saúde (05/08) têm o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o cuidado constante com a saúde, por meio de medidas que podem prevenir não só o câncer, como também outras doenças.
Todos os anos, no mundo, mais de 12 milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). A doença é uma das principais causas de morte, junto ao AVC (Acidente Vascular Cerebral), às infecções respiratórias, às doenças pulmonares e às doenças cardíacas isquêmicas.
Para mudar essa realidade, as campanhas educativas de saúde vêm reforçando a importância das práticas de prevenção que podem evitar diversas doenças. O risco de desenvolver vários tipos de câncer pode ser reduzido com mudanças no estilo de vida de uma pessoa, por exemplo, não fumar, limitar o tempo de exposição ao sol, ser fisicamente ativo e manter uma alimentação saudável.
Segundo o Instituto Oncoguia, metade dos homens e um terço das mulheres irá desenvolver um câncer em algum momento da vida. Hoje em dia, muitos pacientes são tratados com sucesso, especialmente nos casos onde acontece o diagnóstico precoce, quando as chances de cura são de 90%, de acordo com o Ministério da Saúde.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, 22% dos casos de câncer em mulheres são de mama. Existem exames que conseguem detectar o câncer em estágios iniciais. A mamografia é o principal e deve ser feito a partir dos 40 anos. A frequência com que a mulher deve realizar estes exames também depende da sua história familiar (se existem casos de câncer na família ou não).
O câncer se inicia quando as células de algum órgão ou tecido do corpo começam a crescer fora de controle. Esse crescimento é diferente do crescimento celular normal. Em vez de morrer, as células cancerosas continuam crescendo e formando novas células anômalas.
As células cancerosas também podem invadir outros tecidos, algo que as células normais não fazem. O crescimento fora de controle e invadindo outros tecidos é o que torna uma célula em cancerosa.
O corpo humano é formado por milhões de células que se reproduzem por meio de um processo chamado divisão celular. Em condições normais, esse processo é ordenado e controlado e é responsável pela formação, crescimento e regeneração dos tecidos saudáveis do corpo.
As células cancerosas costumam se espalhar para outras partes do corpo onde elas começam a crescer e formar novos tumores. Isso acontece quando as células cancerosas entram na corrente sanguínea ou nos vasos linfáticos do corpo. Ao longo do tempo, os tumores irão substituir o tecido normal. Esse processo de disseminação do câncer é denominado metástase.
Independente do local para onde a doença de espalhou, o tipo de câncer leva o nome do local onde se originou. Por exemplo, o câncer de mama que se disseminou para o fígado é denominado câncer de mama metastático, e não câncer de fígado. Da mesma forma, o câncer de próstata que se espalhou para os ossos é chamado de câncer de próstata metastático, e não tumor ósseo.
Diferentes tipos de câncer podem se comportar de formas distintas. Por exemplo, o câncer de pulmão e o câncer de pele são doenças muito diferentes, que se desenvolvem de formas diferentes e respondem a distintos tipos de tratamentos. Por essa razão os pacientes com câncer precisam receber o tratamento adequado para seu tipo de câncer.
Os tipos de câncer podem ser agrupados em categorias mais amplas. As principais categorias de câncer incluem:
Renato Marinho, oncologista do Instituto Conquistense de Oncologia (ICON), listou algumas formas de prevenir o câncer e manter a saúde em dia. O médico dividiu os métodos de prevenção em dois grupos:
Prevenção Primária – Cuidados que qualquer pessoa deve tomar cotidianamente, visando à prevenção de possíveis doenças.
Prevenção Secundária – Existem hoje diversos exames que, se feitos rotineiramente, podem ajudar na prevenção do câncer. O rastreamento precoce é uma forma de tentar descobrir o câncer na fase mais inicial possível, tendo em vista o tratamento precoce e o aumento das chances de cura.
A informação é a melhor maneira para prevenção. E os cuidado diários com a saúde nos ajudam a levar uma vida mais tranquila, com bem estar e vivacidade. Cuide-se!
Fonte: Sinfisco