Notícias

4 de Agosto: Dia nacional da Campanha Educativa de Combate ao Câncer


Enviado em: 2017-08-01 20:16:50


O Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer (04/08), assim como o Dia Nacional da Saúde (05/08) têm o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o cuidado constante com a saúde, por meio de medidas que podem prevenir não só o câncer, como também outras doenças.

Todos os anos, no mundo, mais de 12 milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). A doença é uma das principais causas de morte, junto ao AVC (Acidente Vascular Cerebral), às infecções respiratórias, às doenças pulmonares e às doenças cardíacas isquêmicas.

Para mudar essa realidade, as campanhas educativas de saúde vêm reforçando a importância das práticas de prevenção que podem evitar diversas doenças. O risco de desenvolver vários tipos de câncer pode ser reduzido com mudanças no estilo de vida de uma pessoa, por exemplo, não fumar, limitar o tempo de exposição ao sol, ser fisicamente ativo e manter uma alimentação saudável.

Segundo o Instituto Oncoguia, metade dos homens e um terço das mulheres irá desenvolver um câncer em algum momento da vida. Hoje em dia, muitos pacientes são tratados com sucesso, especialmente nos casos onde acontece o diagnóstico precoce, quando as chances de cura são de 90%, de acordo com o Ministério da Saúde.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, 22% dos casos de câncer em mulheres são de mama. Existem exames que conseguem detectar o câncer em estágios iniciais. A mamografia é o principal e deve ser feito a partir dos 40 anos. A frequência com que a mulher deve realizar estes exames também depende da sua história familiar (se existem casos de câncer na família ou não).

Como o câncer começa

O câncer se inicia quando as células de algum órgão ou tecido do corpo começam a crescer fora de controle. Esse crescimento é diferente do crescimento celular normal. Em vez de morrer, as células cancerosas continuam crescendo e formando novas células anômalas.

As células cancerosas também podem invadir outros tecidos, algo que as células normais não fazem. O crescimento fora de controle e invadindo outros tecidos é o que torna uma célula em cancerosa.

O corpo humano é formado por milhões de células que se reproduzem por meio de um processo chamado divisão celular. Em condições normais, esse processo é ordenado e controlado e é responsável pela formação, crescimento e regeneração dos tecidos saudáveis do corpo.

Como o câncer se espalha

As células cancerosas costumam se espalhar para outras partes do corpo onde elas começam a crescer e formar novos tumores. Isso acontece quando as células cancerosas entram na corrente sanguínea ou nos vasos linfáticos do corpo. Ao longo do tempo, os tumores irão substituir o tecido normal. Esse processo de disseminação do câncer é denominado metástase.

Como diferenciar os tipos e câncer 

Independente do local para onde a doença de espalhou, o tipo de câncer leva o nome do local onde se originou. Por exemplo, o câncer de mama que se disseminou para o fígado é denominado câncer de mama metastático, e não câncer de fígado. Da mesma forma, o câncer de próstata que se espalhou para os ossos é chamado de câncer de próstata metastático, e não tumor ósseo.

Diferentes tipos de câncer podem se comportar de formas distintas. Por exemplo, o câncer de pulmão e o câncer de pele são doenças muito diferentes, que se desenvolvem de formas diferentes e respondem a distintos  tipos de tratamentos. Por essa razão os pacientes com câncer precisam receber o tratamento adequado para seu tipo de câncer.

Entendendo os diferentes tipos de câncer

Os tipos de câncer podem ser agrupados em categorias mais amplas. As principais categorias de câncer incluem:

  • Carcinoma – Câncer que começa na pele ou nos tecidos que revestem ou cobrem os órgãos internos.
  • Sarcoma – Câncer que começa no osso, cartilagem, gordura, músculo, vasos sanguíneos ou outro tecido conjuntivo ou de suporte.
  • Leucemia – Câncer que começa no tecido produtor de sangue, como a medula óssea, e provoca um grande número de células anormais do sangue produzidas e entrando no sangue.
  • Linfoma e Mieloma – Cânceres que começam nas células do sistema imunológico.
  • Cânceres do Sistema Nervoso Central – Cânceres que começam nos tecidos do cérebro e da medula espinhal.

Prevenção do câncer

Renato Marinho, oncologista do Instituto Conquistense de Oncologia (ICON), listou algumas formas de prevenir o câncer e manter a saúde em dia. O médico dividiu os métodos de prevenção em dois grupos:

  1. Primárias;
  2. Secundárias.

Prevenção Primária – Cuidados que qualquer pessoa deve tomar cotidianamente, visando à prevenção de possíveis doenças.

  • O primeiro passo para a prevenção é adotar hábitos alimentares saudáveis. Por isso, orienta-se:
  • Evitar alimentos gordurosos – esses alimentos estão relacionados ao aumento da incidência de câncer de intestino e de próstata. Sugerem-se refeições ricas em fibras, com ingestão maior de legumes, folhas e frutas, pois melhoram o funcionamento intestinal;
  • Livre-se do cigarro – Hoje, muitos tipos de câncer estão relacionados ao tabagismo, tanto o ativo (fumantes) quanto o passivo (pessoas que não fumam, mas inalam a fumaça). Ambos têm maiores chances de terem um câncer de pulmão, se comparadas àquelas que não estão expostas à fumaça do cigarro;
  • As atividades físicas ajudam a prevenir não só um possível câncer, como podem afastar doenças cardiovasculares. A prática de atividades regulares (no mínimo, 30 minutos de exercício físico pelo menos quatro vezes na semana) melhora significamente a saúde;
  • Além das medidas já citadas, é importante chamar a atenção para outros métodos que podem evitar diversas doenças que acometem o ser humano como, por exemplo, doenças sexualmente transmissíveis que aumentam as chances de alguns tipos de tumores. O uso do preservativo é a principal medida para evitar essas doenças.
  • As vacinas também são uma excelente forma de se proteger, por isso é importante estar com o cartão de vacinação em dia.

Prevenção Secundária – Existem hoje diversos exames que, se feitos rotineiramente, podem ajudar na prevenção do câncer. O rastreamento precoce é uma forma de tentar descobrir o câncer na fase mais inicial possível, tendo em vista o tratamento precoce e o aumento das chances de cura.

  • Para prevenir o Câncer de Mama, as mulheres devem fazer mamografia anualmente, a partir dos 40 anos. É importante ainda a realização do exame preventivo feito por um ginecologista para examinar o colo do útero.
  • Para os homens, a partir dos 45 anos, é fundamental uma consulta com um urologista para a realização do exame de PSA. Vale lembrar que pacientes que começam a ter sintomas ligados ao sistema urinário devem procurar um médico antes desse prazo.
  • Tanto mulheres quanto homens, após os 50 anos, devem procurar um profissional para realizar o exame de colonoscopia, para tentar detectar lesões iniciais de câncer de intestino.
  • Além disso, é indispensável que todas as pessoas visitem um clínico de confiança pelo menos uma vez por ano, para realizar exames de rotina e terem esse acompanhamento médico.

A informação é a melhor maneira para prevenção. E os cuidado diários com a saúde nos ajudam a levar uma vida mais tranquila, com bem estar e vivacidade. Cuide-se!

Fonte: Sinfisco

 
 

Voltar

 
 Unimed 
 IPAM 
 Ipe 
 Cabergs 
 Circulo 
 SSI 
 Bradesco 
 
 
CECAN - Centro Gaúcho de tratamento do Câncer
Rua Pinheiro Machado, 2569 Bairro São Pelegrino
Caxias do Sul - RS - CEP 95020-170
 
 
54 3223-6107
 
54 3221-1060
     
Cadastre seu e-mail para receber novidades!


 
 
 
 

E-mail cadastrado com sucesso!


Obrigado pelo contato ,

Agora você irá receber periódicamente e-mails com novidades de tratamentos, dicas e eventos!


Ir para página de notícias
 
 

Erro ao cadastrar e-mail!


Por favor, tente novamente com a certeza de que os dados foram cadastrados corretamente.


Voltar