Notícias

Vacinação contra COVID-19 Em pacientes com Câncer

Fonte Dr. Maximiliano Kneubil, Mastologista


Enviado em: 2021-05-19 14:49:46


VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 EM PACIENTES COM CÂNCER 

Como mastologista, sou questionado diariamente pelas minhas pacientes que tiveram ou que atualmente estão tratando um câncer de mama pela seguinte pergunta: 

Doutor, devo fazer a vacina?

A vacinação em pacientes oncológicos sempre foi um assunto de extrema importância. Devido a pandemia por Covid-19, a relevância deste tema se torna mais evidente e as dúvidas, cada vez mais frequentes.

Segundo estudo recente realizado por médicos brasileiros e publicado na renomada revista Journal of Clinical Oncology ( JCO), pessoas com câncer têm taxa de mortalidade por Covid-19 muito superior à população geral. Neste estudo, pacientes oncológicos com Covid-19 têm taxa de mortalidade de 16,7%, seis vezes maior que o índice global, de 2,4%. A pesquisa fortalece o argumento de que as pessoas com câncer sejam prioritárias na vacinação.

Dentro do grupo de pacientes com câncer, fatores aumentaram o risco de um mau prognóstico: pacientes idosos tinham maior chance de mortalidade por Covid-19, assim como aqueles com outras comorbidades e histórico de tabagismo. O pior prognóstico está relacionado à fase da doença em que o paciente se encontra, com maior risco para quem tem câncer ativo, progressivo ou metastático.

Apesar de pacientes com câncer não terem sido incluídos nos estudos clínicos das vacinas aprovadas contra a COVID-19, dados relacionados a outras infecções indicam que os imunizantes são eficazes mesmo nesta população, sendo que os riscos de não se vacinar são muito maiores.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia,pessoas com câncer de mama e outros tipos de câncer devem ser incluídas no grupo de risco à covid-19 para vacinação priorizada. Caso uma paciente realizando quimioterapia contraia a covid-19, essa paciente tem o seu tratamento prejudicado e uma taxa de mortalidade muito elevada.


Mais em
https://gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/geral/noticia/2021/05/especialistas-da-serra-esclarecem-duvidas-sobre-a-vacina-contra-a-covid-19-em-pacientes-com-cancer-ckoa8v048003u018mh7nno175.html?fbclid=IwAR0DnVjPAHuS4PKT6pjYlPTXq9ubGZChrUa5Dx0vtdbuYRjU_TGliNE6Ww8 

 
 

Voltar

 
 Unimed 
 IPAM 
 Ipe 
 Cabergs 
 Circulo 
 SSI 
 Bradesco 
 
 
CECAN - Centro Gaúcho de tratamento do Câncer
Rua Pinheiro Machado, 2569 Bairro São Pelegrino
Caxias do Sul - RS - CEP 95020-170
 
 
54 3223-6107
 
54 3221-1060
     
Cadastre seu e-mail para receber novidades!


 
 
 
 

E-mail cadastrado com sucesso!


Obrigado pelo contato ,

Agora você irá receber periódicamente e-mails com novidades de tratamentos, dicas e eventos!


Ir para página de notícias
 
 

Erro ao cadastrar e-mail!


Por favor, tente novamente com a certeza de que os dados foram cadastrados corretamente.


Voltar